Material rodante em Serra Negra

03set09
MOGIANA: Material rodante em Serra Negra.

MOGIANA: Material rodante em Serra Negra.

Tenho me divertido muito fazendo desenhos de locomotivas, carros de passageiros e vagões, quase sempre da Cia Mogiana, ferrovia fundada em Campinas e que em sua época áurea foi uma das maiores e mais importantes do país. Meus sketchbooks estão repletos desses desenhos.

Ultimamente tenho rabiscado direto no Painter e eventualmente alguns desses rabiscos acabam merecendo uma corzinha. É o caso do estudo que ilustra este post. Ele traz os 3 tipos de locomotivas que rodaram no ramal de Serra negra (SP) e também alguns vagões e um carro de passageiro de segunda classe. Tendo o ramal de Serra Negra uma bitola (distância entre os trilhos) de apenas 60cm, seu material rodante era muito diminuto quando comparado com o material rodante da poderosa linha principal, de bitola de 1 metro. Coloquei umas figurinhas ao lado dos vagões pra se ter uma ideia do tamanho deles. Pareciam de brinquedo!

As locomotivas, pequenas e engraçadas chaleirinhas, venciam bravamente as montanhas entre Amparo – ligação com a linha tronco – e Serra Negra, ponto final do ramal, carregando principalmente o café produzido nas fazendas da região, do final do século XIX até meados do XX.

Um autor especialista em locomotivas à vapor me convidou para ilustrar a capa de seu mais novo livro, que por coincidência (ou alinhamento dos astros) vai tratar exatamente dos ramais da Mogiana que tinham uma bitola de 60cm (o ramal de Serra Negra, meu preferido, era um deles). Então estes estudos não foram em vão: serviram pra “aquecer a caldeira”.

São apenas estudos, como já disse, feitos rapinho sem muita atenção a detalhes ou capricho no acabamento. A qualidade final da ilustra pra capa deve ficar muito próximo da ilustra da locomotiva 0-4-2ST postada dias atrás.

Anúncios


7 Responses to “Material rodante em Serra Negra”

  1. 1 Camila

    Gostaria de saber c vc fz desenhos encima de uma ideia ?

    • 2 alexleao

      Olá Camila,

      Não entendi bem sua pergunta… basicamente qualquer desenho é feito em cima de uma idéia…

      • 3 Camila

        entao eu gostaria d saber c vc fz uma desenho pra mim tenho uma ideia e o custo mais ou menos ?

  2. 4 Camila

    é mais ou menos assim tipo duas pgs uma o tren entrando em um tunel e na outra ele saindo ..

    • 5 alexleao

      Olá Camila,

      Agora entendi: você quer um desenho sob encomenda, baseado em uma idéia sua. Sim faço. Vamos conversar por email: alexleao arroba gmail.com.

  3. 6 Daniel

    Boas,
    Chamo-me Daniel e tenho o mesmo interesse pelo desenho que tu, interesso-me por tudo, e tento sempre aprofundar isso, Gostaria que me fizesses uma locomotiva para o meu blog que irei fazer. É que em termos de árvores, cidades, etc, penso que até algum jeito, agora locomotivas, tenho poucas bases. Será que me poderias fazer um? O título irá ser “Train to Nowhere”. Agradecia muito que me contactasses.
    Obrigado pela atenção

  4. Alex, queria falar com você para te pedir autorização de uso dos desenhos das locomotivas num house organ sobre café. Você pode me contactar ou passar seu email? O meu é lumedeiros@gmail.com.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: